Pessoal , sinte muito dizer, este blog está desativado. Acessem o novo: wwww.paauliinhalima.blogspot.com

Moda Lolita

Lolita gotica mais "moderna''
   Para muitos o termo Lolita é logo associado ao famoso livro de Vladimir Nobokov, no qual o autor nos narra a obsessiva paixão de um homem de meia-idade por uma astuta e sedutora menina de 12 anos, a personagem título. Mas em terras nipônicas e entre os apreciadores de sua cultura pop, o termo define uma maneira de se vestir que se popularizou entre as adolescentes japonesas no início da década de 80. 

   Diferentemente do erotismo associado às Lolitas ocidentais e embora exista um “sub-estilo” chamado Ero-Loli, as meninas que se vestem de acordo com este estilo visam parecer meigas e inocentes, como bonecas de porcelana. A estética das roupas é relacionada aos períodos Rococó, Vitoriano e Eduardiano. Geralmente possuem muitos babados e rendas, saias amplas de comprimento até o joelho e blusas e/ou casacos com mangas bufantes e longas. Entre os acessórios encontram-se meias 7/8, algumas vezes listradas, tiaras e pequenas cartolas. A maquiagem é leve, com leve enfoque no blush e os sapatos vão desde botas com saltos plataformas até Mary Janes (sapatos de boneca) com bico arredondado.

   Pode-se dizer que o surgimento da moda urbana das Lolitas está relacionado à cultura do Kawaiino Japão. Tendência comportamental que começou na década de 70 e atingiu seu ápice na de 80, Kawaii, que pode ser traduzido como fofo ou adorável, exalta tudo aquilo que é doce, inocente, puro, gentil e até infantil. Enquanto em outras partes do mundo, o estímulo é para que as crianças e jovens amadureçam cada vez mais rápido, no Japão a imagem juvenil e dócil é mais apreciada, fato observável pelos vários mascotes “fofinhos” presentes em instituições governamentais como prefeituras e postos policiais

Com o tempo, a moda das Lolitas cresceu e misturou-se com outras referencias e outros “sub-estilos” surgiram, dentre os quais podemos citar:

  • Sweet Lolita: Focam mais no aspecto infantil e tem como temas mundos fantásticos como os de Alice no País das Maravilhas. Usam tons pastéis, laços, fitas e estampas coloridas de frutas, bolos e corações.
  • Classic Lolita: Estilo mais maduro e sofisticado, utiliza cores mais suaves na maquiagem e nas roupas.
  • Ero Lolita: Versão mais sensual do estilo, utiliza corpetes e saias mais curtas, porém sem exageros.
  • Country Lolita: São as que focam na temática campestre. Utilizam bastante xadrez e estampas florais e pequenos chapéus de palha.
  • Punk Lolita: Traz elementos da moda punk ao estilo Lolita, como xadrêz, gravatas, correntes e alfinetes entre outros.
  • Wa Lolita: Combina indumentária tradicional japonesa com a moda Loli.
  • Qi Lolita: Similar à Wa Lolita, porém coma utilização de vestimenta tradicional chinesa.
  • Shiro e Kuro Lolita: Se vestem totalmente de branco (shiro) ou preto (Kuro).
  •  Gothic Lolita: Traz temáticas sombrias a moda Loli, com cores escuras, maquiagem um pouco mais carregada.

           Você quer aderir a esta moda? Aqui vai umas dicas para aderir Lolita Gotica:
  1. Divirta-se se vestindo. A coisa mais importante que você pode fazer é se divertir com o visual lolita gótica. A subcultura que se     veste nesse estilo é baseado na apreciação de fantasias e na exposição de visuais criativos. Se você não gosta de que as pessoas olhem para você com admiração e apreciação, este não é o estilo para você.
  2. Entre em contato com sua feminilidade. O estilo lolita gótica celebra a juventude e inocência. O termo lolita se aplica porque os homens são atraídos pela aparência jovem e pela falsa modéstia, à semelhança da forma expressa por Nabokov ao descrever sua Lolita. Praticantes deste estilo gostam de ser meninas e parecerem doces ainda que provocativas. Esteja preparado para vestir rendas e laços que são parte do guarda-roupa deste estilo.
  3. Comece com saias ou vestidos. A forma mais fácil é começar com um vestido tipo boneca. Se você não conseguir encontrar um, ache uma saia que seja rodada e com comprimento acima do joelho. Rendas e laços  são um toque especial. Lembre-se de que você busca um equilíbrio entre o inocente e o provocador.
  4. Selecione uma blusa inocente. Escolha uma blusa com caimento de rendas ou com colarinho estilo Peter Pan. Escolha um top que seja simples e com botões para que você fique coberta. Mangas compridas são preferíveis. Você pode também colocar um casaco ajustado ou um espartilho de laços.
  5. Use cores escuras.Todas as peças do seu guarda-roupa devem ser escuras para fazer parte do estilo gótico. Você não tem que ter todos em preto. Considere adicionar um azul escuro, vinho tinto ou um elegante verde esmeralda para acentuar as vestimentas pretas.
  6. Acessórios. Use uma tiara simples preta ou branca que complemente uma trança. Ou considere usar seu cabelo longo e reto, com apenas um chapéu simples. Mais uma vez lembre-se que a chave é a inocência. Luvas de renda ou colarinhos com rendas ajudam a completar o look. Use meia-calça ou meias nos joelhos com um par de sapatos Mary Jane para um estilo jovem e feminino.
  7. Deixe seu guarda-roupa criar o drama, não seu rosto.Lembre-se que uma feminilidade inocente é o que você está procurando, o que significa que a maquiagem deve ser mínima ou inexistente. Você deve adicionar um sorriso de flerte, mas não deve ser ostensivo. Considere usar um leque delicado ou um guarda-chuva no estilo vitoriano como complemento para seu guarda-roupa.
O estilo lolita gótica não é um estilo para todos os dias. Para um baile ou festa de fim-de-semana, este guarda-roupa é uma excelente escolha de estilo para mulheres jovens. Siga estes passos e você pode ser uma lolita gótica passeando pelo baile.